quinta-feira, 10 de abril de 2008

Resumo do Projecto

Todos nós contribuímos para o fenómeno do aquecimento global: com a energia que consumimos nas nossas casas; com as nossas opções de transporte em férias ou no dia-a-dia; com os resíduos que produzimos… Tal como nas nossas casas, nas empresas e nas escolas muitas actividades implicam a emissão para a atmosfera de gases que contribuem para o efeito de estufa, sendo o mais importante o dióxido de carbono.
Somos todos responsáveis e como tal não podemos ficar à espera que "os outros" encontrem solução para este problema. “Marvila em acção contra o carbono” é o nome de um projecto que pretende, ao nível local, combater as alterações climáticas e pôr em prática políticas sustentáveis na área da energia e transportes.
Os seus promotores são o Colégio Valsassina (www.cvalsassina.pt) em conjunto com a Junta de Freguesia de Marvila.
Pretende-se elaborar e implementar um sistema de Gestão de Carbono associado às actividades do Colégio Valsassina de forma a integrar as diversas questões ambientais onde o Colégio tem impacto, sobre uma capa que abranja as Alterações Climáticas, a mais premente e actual ameaça ambiental, com importantes repercurssões económicas e sociais.
Integrando a componente energia e carbono, reduzindo o consumo energético e consequentemente as emissões de Gases com Efeito de Estufa pela implementação de medidas de redução de emissões, o Colégio Valsassina estará no caminho de se constituir como uma Low Carbon School, ou seja, uma Escola onde as preocupações com o impacte da sua actividade no clima foi integrada na gestão quotidiana, levando à determinação de acções de gestão da actividade que reduzem o seu impacte no clima.
Através da Junta de Freguesia de Marvila será criada uma rede de parcerias, de modo que o combate às alterações climáticas seja uma realidade na área de influência da autarquia. Assim, o Colégio Valsassina será o pólo dinamizador de um conjunto de acções que procurará junto de algumas organizações do 3º sector, a nível local, reduzir o consumo energético e/ou aplicar medidas de compensação das emissões. Pretendemos desenvolver metodologias que conduzam a uma participação activa da população local. Em paralelo pretende-se dotar os elementos dessas organizações de conhecimentos e competências necessários para agir nas suas organizações.
Transversal às vertentes anteriores está a questão da comunicação. Pretendemos criar instrumentos de divulgação do trabalho realizado não só como forma de dar transparência ao projecto mas, acima de tudo, como forma de informar/envolver toda comunidade local.
No final do projecto pensamos ser possível obter benefícios ambientais e sociais para a comunidade local e, dessa forma, contribuir para uma melhoria das condições de vida assim como para uma utilização mais racional dos recursos naturais, nomeadamente da energia.

Sem comentários: